6 MOTIVOS PARA SE MANTER UM PERÍNEO SAUDÁVEL NA GRAVIDEZ

6 MOTIVOS PARA SE MANTER UM PERÍNEO SAUDÁVEL NA GRAVIDEZ: 

* Períneo (ou músculos do assoalho pélvico)

  

 

1) É UMA REGIÃO SAGRADA PARA A MULHER

 

Toda mulher deveria conhecer muito bem o seu períneo.

Ele é a chave da saúde da mulher, por envolver diversas áreas sagradas em uma única região:

 

- sexualidade/prazer (ato sexual) 

Durante o ato sexual a musculatura do períneo faz movimentos de contração e relaxamento ao redor do pênis aumento a satisfação sexual tanto da mulher quanto do homem. Esta contração perineal pode ser controlada pela e sentida pelo homem (quanto melhor o tônus muscular do períneo mais eficiente é sua contração e mais o homem consegue sentí-la).

 

- reprodução/gestação (gestar um filho);

O períneo é o principal músculo reprodutivo. Ele trabalha no início para conceber o bebê, através do ato sexual, e depois para gestar o bebê (sustentando “com saúde” o peso do bebê sem ocorrer incontinência urinária).

 

- potencialidade/parir (fase expulsiva do trabalho de parto);

Com movimentos de contração  de valsalva (contração para abertura do canal vaginal) da musculatura do períneo, vai ocorrendo o trabalho expulsivo do parto para o bebê passar pelo canal vaginal.

 

- saúde ginecológica (continência urinária);

Esta região também é perfurada por três canais importantes: a uretra, a vagina e o reto, que  quando são contraídos voluntariamente, suspendem os órgãos pélvicos e fecham estes orifícios.

O fechamento destes três orifícios (contração ao redor destes canais), auxiliam nas funções de:

- Constrição da uretra - ajuda no controle do fluxo da urina ao manter a uretra bem apoiada e fechada;

- Constrição do reto - ajuda no controle do fluxo de gases e fezes, valvulando o reto em ação conjunta ao esfíncter anal;

- Constrição da vagina - mantém o "tônus" da vagina ao pressioná-la contra a sínfise púbica.

 

- saúde ortopédica (força e elasticidade muscular, e estabilização da coluna vertebral e quadril).

O músculo períneo é a chave da estabilização muscular de toda estrutura cápsulo-ligamentar das articulações da coluna vertebral e quadril, podendo alterar todo o sistema postural.

 

2)  ELE SUSTENTA TODO O PESO DA BARRIGA (ÚTERO/BEBÊ) DURANTE OS 9 MESES DA GESTAÇÃO. 

 

O períneo fica na região inferior do quadril (da sínfise púbica até o cóccix), formando como se fosse uma rede de sustentação para o útero e os órgãos internos abdominais. 

- Na Mulher: Toda esta estrutura do assoalho pélvico, formado por músculos, ligamentos, nervos e fáscias, sustentam os órgãos internos (bexida, útero,  ovário e reto), e também mantêm seu posicionamento correto dentro da cavidade pélvica.

- Na gestação: Além de tudo, sustenta o peso da barriga/bebê. 

 

3) ELE FUNCIONA COMO QUALQUER OUTRO MÚSCULO DO CORPO

 

O músculo períneo:

- entra em fadiga muscular quando solicitado mais do que seu tônus (resistência) e força (potência) muscular aguenta (o aumento do peso da barriga aumenta a solicitação do períneo);

- ele envelhece e diminui o seu tônus muscular ao longo do tempo (depende da idade da gestante).

 

Isto quer dizer que o tônus e a força muscular do períneo depende totalmente da sua capacidade de resistência e potência muscular do estado atual que se encontra na gestação.

            Se o períneo da mulher estiver com uma boa preparação física quando engravidar, suportará o peso da barriga sobre ele durante os 9 meses, tranquilamente, sem nenhum tipo de fadiga muscular (intercorrências como a incontinência urinária, por exemplo, que é muito comum, mas não normal, durante ou no fim da gravidez).

Da mesma forma, um períneo com um bom preparo físico, ficará saudável durante toda gestação mesmo se a mulher estiver com idade mais avançada e com o tônus muscular geral diminuído (neste caso o tônus se manterá firme através do fortalecimento muscular).

  

4) ELE FAZ PARTE DA ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL E QUADRIL

 

            O períneo é a chave da estabilização muscular da coluna vertebral e quadril. 

            Durante a gestação, o corpo da mulher sofre diversas alterações, tanto hormonais (causando hiperfrouxidão ligamentar, propiciando, muitas vezes, uma "desestabilização" articular) quanto biomecânicas (alterações do centro de gravidade e postural). A ativação correta e tônus muscular eficiente do períneo geram um corpo extremamente qualificado para este período.

A estabilização segmentar, conhecido atualmente como fortalecimento do CORE, ocorre com o trabalho conjunto dos músculos diafragma (superior), abdominal e oblique (antero-lateral), paravertebrais e gluteos (posteriors) e assoalho pélvico/períneo (inferior).

Estes músculos, por serem ativados conjuntamente, um interfere no outro em relação à fraquezas e lesões musculares. Como durante a gestação o períneo é extremamente solicitado gerando fadiga e fraqueza muscular excessiva (incontinência urinária), esta sobrecarga afeta diretamente os outros músculos, podendo causar dor e desconforto na região da coluna vertebral e quadril pela instabilidade causada neste sistema. Por consequencia, tudo se estenderá também para o pós-parto.

 

5) ELE TRABALHA ATIVAMENTE NA FASE EXLPULSIVA DO TRABALHO DE PARTO

 

Durante o trabalho de parto, o períneo vai se amoldando através da ação do hormônio da relaxina e ocitocina para ganhar alongamento e elasticidade a cada minuto até chegar aos 10 cm de dilatação do colo do útero.  

 

Durante a fase expulsiva do trabalho de parto o períneo trabalha de três formas:

1) precisa fazer o movimento de valsalva durante as últimas contrações (fase em que as mulheres sentem aquela vontade de "empurrar"), empurrando o bebê para fora do canal vaginal;

 2) precisa saber relaxar no momento de espera entre uma contração e outra (fase muito importante em que a mulher recupera um pouco o fôlego, descansando e relaxando; sente como o seu corpo está e o que é preciso faze rem seguida; e sente como o seu bebê está e o que ele está informando);

3) e precisa se alongar para que a cabeça e o corpo do bebê passem sem ter nenhuma laceração no tecido perineal (seu alongamento máximo ocorre através da liberação de hormônios específicos durante o trabalho de parto e também com o trabalho externo realizado por um profissional da área da saúde no pré-natal).

 

6) ELE FAZ TODA DIFERENÇA PARA UM PÓS-PARTO MAIS SAUDÁVEL

 

Quanto mais bem preparado o períneo estiver durante toda a gestação mais  saudável estará no pós-parto e mais rápido será a recuperação da mulher.

 

Um períneo que se recupera melhor e mais rápido no pós-parto, significa que:

- o corpo terá maior estabilidade muscular, consequentemente, menos dor/desconforto articular e maior auxílio no retorno das articulações;

- o abdome terá maior facilidade para voltar ao que era antes da gravidez, uma vez que o períneo participa, em conjunto, da ativação desse músculo; 

- a vida sexual voltará mais rápido e com a qualidade igual ou melhor ao que era antes da gravidez;

- como resultado de um períneo e corpo mais estável e saudável, a mulher terá mais energia, disposição e força muscular para cuidar do seu bebê, principalmente com atividades que exigem mais força muscular com posições inadequadas para a coluna como colocar e tirar o bebê do berço e da cadeirinha/bebê conforto do carro, por exemplo. 

 

Veja o guía de exercícios para o períneo em: PERÍNEO e PERÍNEO + ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR.

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331

São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430 

SFbBox by cox plate

Envie um e-mail