Estabilização Segmentar

Estabilização Segmentar na Gestação

O que é estabilização do CORE?

Estabilização do core ou estabilização segmentar significa estabilidade muscular da coluna vertebral e quadril. É a capacidade dos músculos em manter o equilíbrio destas estruturas dentro dos seus limites fisiológicos, diminuindo os riscos de disfunções articulares e mantendo a integridade estrutural. 

 Quais os músculos do CORE?

Os principais músculos que atuam no core e limitam esse complexo são: diafragma (superior), músculos abdominal e oblíquo (ântero-lateral), músculos paravertebrais e glúteos (posterior), e assoalho pélvico (inferior). A função desses músculos funcionam como um espartilho apertando a cintura e dando suporte e estabilidade à região para podermos movimentar os membros superiores (braços) e os inferiores (pernas) de forma segura (sem causar lesões), estável, e com maior velocidade e destreza.

Porque o CORE é importante?

Esta estabilidade é fundamental para a biomecânica corporal, uma vez que ela previne lesões e melhora o desempenho nas atividades do dia-a-dia, exercícios físicos e atividades esportivas (dando suporte para nos movimentarmos e pegarmos peso, por exemplo). 

Para entender a importância da estabilidade no corpo, vamos a explicação de uma forma mais simplificada. Toda vez que precisamos mover o braço ou a perna, os músculos estabilizadores são acionados antes do movimento acontecer, através da informação que é mandada para o nosso cérebro. Desta forma, ocorre o suporte muscular necessário ao movimento. Este é o mecanismo correto. Caso não ocorra esta estabilização antecipada ao movimento, há riscos de lesões.

CORE vs GESTAÇÃO

Durante a gestação, ocorrem diversas mudanças no corpo da mamãe devido ao desenvolvimento do feto. As alterações circulatórias, venosas e arteriais, alterações hormonais e posturais afetam diretamente a estrutura e biomecânica da mulher.

As alterações poderiam ocorrer naturalmente se tivéssemos nossas estruturas muito bem equilibradas e saudáveis. Entretanto, com o nosso cotidiano sedentário, sem muitas atividades envolvendo o corpo, produzimos uma estrutura física fraca, com pouco tônus muscular e muitas vezes sem equilíbrio. Quando juntamos nosso corpo desestruturado às mudanças produzidas na gestação, as dores e desconfortos aparecem rapidamente podendo levar à disfunções a qualquer momento.

O ideal, é quando a mulher consegue fazer um pré-natal fortalecendo, de forma específica, toda sua estrutura. Quanto mais saudável estiver seu corpo para gerar um bebê, mais saudável será a gestação e o pós-parto. Entretanto, todas as grávidas, em qualquer período da gestação, pode e deve começar um treino de estabilização segmentar. 

A integração de exercícios de estabilização do core junto a programas de prevenção de lesões diminuem as chances das gestantes terem dores e desconfrotos durante a gravidez e os riscos de lesões.

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331

São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430 

SFbBox by cox plate

Envie um e-mail