Tipos de parto

CESÁREA, PARTO NORMAL E PARTO NATURAL/HUMANIZADO

 

Estudos apontam que a fraqueza muscular do períneo não tem relação direta com a via de parto. Cesárea, parto normal e parto natural/humanizado tem em comum o enfraquecimento do assoalho pélvico. Portanto, partos via vaginal não enfraquecem a musculatura do assoalho pélvico.

 

É sabido que a medida que vamos envelhecendo perdemos aos poucos o tônus e a elasticidade muscular. Do mesmo modo que uma força exacerbada sobre cada músculo do corpo entra em fadiga muscular. É preciso entender que no músculo períneo acontece o mesmo efeito.

 

Nas mulheres o assoalho pélvico é a chave da saúde do corpo. Através do períneo nos relacionamos com nossos parceiros durante o ato sexual, ele é chave da estabilização dos músculos do core (leia mais em ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR), ele sustenta nossos órgãos internos (bexiga, útero, ovário, reto) e através dele podemos parir.

 

Durante a gestação, o períneo vai ser exigido além do habitual durante os nove meses. Todo assoalho pélvico, que anatomicamente forma uma rede de sustentação, vai trabalhar de forma exacerbada no último trimestre sustentando todo o peso do bebê. Se o períneo tiver sido fortalecido anteriormente à gestação ou antes do 3o trimestre ele suportará melhor as cargas sobre ele e continuará trabalhando de forma eficiente até o final da gravidez.

 

Incontinência urinária na gestação, seja ela de qualquer grau, é muito comum mas não é normal. Mesmo as mulheres que relatam terem perdido "só um pouquinho" de urina já não estão com um períneo saudável, estão com fraqueza muscular.

 

Um períneo saudável trabalha de forma eficiente, tem força e elasticidade, dá suporte do começo ao fim da gravidez e permite uma gestação com maior qualidade de vida.

 

O Programa GESTAÇÃO SAÚDE oferece dicas, tratamentos e guia de exercícios para as mamães ou futuras mamães que querem uma gestação saudável e um períneo forte, com elasticidade e eficiente do começo ao fim, seja sua escolha cesárea, parto normal ou natural/humanizado.

 

Leia mais sobre o PERÍNEO.

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331
São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430

SFbBox by cox plate

Envie um e-mail