Períneo

VOCÊ CONHECE SEU PERÍNEO!?

 

O períneo é um músculo do assoalho pélvico que todas as mulheres deveriam conhecer muito bem. Ele é a chave da saúde da mulher por envolver uma região sagrada: sexualidade (prazer); reprodução (GERAR); potencialidade (PARIR); e estabilização segmentar (SUSTENTAÇÃO). Entenda o por quê.

 

O QUE É PERÍNEO?

 

A palavra períneo foi usado para se referir tanto ao próprio músculo períneo (entre a vulva e o ânus) como em seu sentido mais amplo, o assoalho pélvico, incluindo todas as estruturas dos trígonos anal e urogenital, isto é, à área da superfície do tronco entre as coxas e as nádegas, que se estende do cóccix até o púbis, incluindo o ânus e o órgão genital externo, a vulva da mulher.

A musculatura do períneo e assoalho pélvico está localizado na região inferior do quadril, como mostra a figura 1.

 


Figura 1

 

Esta região é formada por diversos músculos, ligamentos, nervos e fáscias, como mostra a figura 2 e 3.

 

                                             

 

                                                                   Figura 2                                                                                                                Figura 3

 

Na figura 1 é possível ver os músculos do assoalho pélvico, que vão desde a sínfise púbica até o cóccix, formando uma rede de sustentação para os órgãos internos. Existe três orifícios nesta região: uretra, vagina e ânus. É pelo orifício da vagina (o do meio) que o bebê vai passar na hora do expulsivo, momento conhecido como “circulo de fogo”.

Na figura 2 é possível ver o anel pélvico ou cavidade pélvica que é formado pelos ossos do quadril: dois ossos ilíaco, o ísquio, o sacro e a sínfise púbica. É nesta região que o bebê vai encaixar a cabeça antes de nascer.

 

QUAL A FUNÇÃO DO PERÍNEO?

 

Existe cinco funções principais:

 

1) Sustentação e Posicionamento

Toda esta estrutura do assoalho pélvico, formado por músculos, ligamentos, nervos e fáscias, sustentam os órgãos internos (bexida, útero,  ovário e reto) como se fossem uma rede. Esta rede, além de sustentar os órgãos, também mantêm seu posicionamento correto dentro da cavidade pélvica. Como mostra a Figura 1.

 

 

2) Fechamento e Constrição

Esta região também é perfurada por três canais importantes: a uretra, a vagina e o reto, que  quando são contraídos voluntariamente, suspendem os órgãos pélvicos e fecham estes orifícios.

 

O fechamento destes três orifícios (contração ao redor destes canais), auxiliam nas funções de: 

1. Constrição da uretra - ajuda no controle do fluxo urinário ao manter a uretra bem apoiada e fechada;

2. Constrição do reto - ajuda no controle do fluxo de gases e fezes, valvulando o reto em ação conjunta ao esfíncter anal;

3. Constrição da vagina - mantém o "tônus" vaginal (vagina "apertada") ao pressioná-la contra a sínfise púbica.

 

3) Sexual e Pressão Vaginal

             A musculatura do períneo e assoalho pélvico é muito importante para manter a saúde sexual da mulher. Durante o ato sexual a vagina faz movimentos de contração e relaxamento (fechamento e abertura da vagina) ao redor do pênis, aumentando a satisfação sexual tanto da mulher quanto do homem. Essa pressão vaginal pode ser controlada pela mulher e sentida pelo homem.

 

 

4) Reprodutiva e Potencialidade

              O períneo é o principal músculo reprodutivo. Ele trabalha no início, através do ato sexual, para conceber o bebê, e no fim para expulsar o bebê da vagina.

 

Durante o trabalho de parto, o períneo vai se amoldando através da ação do hormônio da relaxina e ocitocina para ganhar alongamento e elasticidade a cada minuto até chegar aos 10 cm de dilatação. Com movimentos de contração  de valsalva (contração para abertura do canal vaginal) da musculatura do assoalho pélvico, vai ocorrendo o trabalho expulsivo do parto para o bebê passar pelo canal vaginal, como mostra a figura 4.

 

Figura 4

 

 

O corpo da mulher foi feito para parir. Ele trabalha do jeito que sabe, como a natureza o fez. Entretanto, exercícios específicos de períneo ajudam a POTENCIALIZAR o parto.

 

Com ajuda do Fisioterapeuta especialista do GESTAÇÃO SAÚDE, a mulher pode receber dicas para o trabalho de parto e treinar a propriocepção, aumentar a elasticidade e ganhar força muscular do períneo para ajudar no expulsivo.

 

           

 

5) Estabilização Segmentar

            O músculo períneo é a chave da estabilização muscular de toda estrutura cápsulo-ligamentar das articulações da coluna vertebral e quadril, podendo alterar todo o sistema postural.

              Leia mais em: ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR.

 

PERÍNEO COMO UM MÚSCULO

 

O períneo é um músculo como outro qualquer do corpo: possui a capacidade de trabalhar contração e força muscular, e tem propriedade elástica para trabalhar alongamento. Ou seja, assim como o músculo bíceps da perna (músculos posteriores da coxa), por exemplo, pode ser fortalecido através de exercícios físicos e pode ganhar elasticidade através de exercícios de alongamentos.

Todos nós sabemos que conforme os anos vão se passando, nosso corpo vai envelhecendo e nossos músculos vão ficando cada vez mais flácidos e preenchidos com gordura. Podemos observar a idade chegando quando não conseguimos mais fazer determinados exercícios físicos como antes: jogar bola durante 40 minutos ja ficou impossível; puxar 20 kg no bíceps do braço começa a gerar fadiga muscular; andar de bicicleta por 1 hora agora gera câimbras musculares. Tudo isso também ocorre com o musculo períneo.

 

DISFUNÇÕES DO PERÍNEO

 

O períneo é um músculo que geralmente não exercitamos conscientemente, pois nem se quer sabemos quem ele é, onde ele fica e qual a sua função. Os únicos 2 momentos que trabalhamos um pouco sua contração voluntária é quando “seguramos o xixi” e durante o ato sexual. Entretanto, se tiver alguma disfunção associado ao períneo, estes dois mecanismos ficam prejudicados.

Existem 2 patologias principais que podem ocorrer no assoalho pélvico envolvendo o períneo: incontinência urinária e disfunção sexual. Os motivos mais comuns que podem levar a estas disfunções do assoalho pélvico é o enfraquecimento muscular e disfunções articulares crônicas da coluna vertebral (como protrusões e hérnias discais) e região de quadril.

 

            - Fraqueza muscular. No decorrer dos anos, o períneo como qualquer músculo do corpo, vai enfraquecendo e perdendo seu tônus muscular, como foi falado anteriormente. Quanto maior a fraqueza muscular menos contração conseguimos fazer do períneo (fechamento da vagina), menos  conseguimos “segurar o xixi” e menos prazer nós sentimos durante o ato sexual. É simples, se não cuidarmos do músculo períneo todas nós teremos incontinência urinária em algum momento de nossas vidas.

            - Disfunções articulares crônicas. No caso das disfunções articulares, o períneo está envolvido diretamente na estabilização segmentar da coluna vertebral, ou seja, se a coluna está com alguma disfunção repercute em todo sistema de estabilização, inclusive o períneo. Leia mais em ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR.

 

PERÍNEO E GRAVIDEZ

 

Por que o períneo é importante na gestação?

            O corpo da mulher já nasceu sábio. Foi feito para parir. Todas nós mulheres temos a capacidade de gerar e parir um bebê. Entretanto, durante a gestação, ocorrem diversas transformações no corpo da mulher que afetam diretamente o períneo e este vai repercutir também na hora do parto e pós-parto.

Durante os nove meses de gestação, o períneo vai sofrendo grande sobrecarga por causa do aumento do peso do bebê dentro da barriga. Como foi falado anteriormente, o assoalho pélvico (períneo) funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos internos, inclusive o útero no qual o bebê dentro vai crescendo. Para que esta rede suporte os nove meses com o peso do bebê é preciso força e resistência muscular. Para uma gestação saudável, o períneo deve estar forte e saudável.

Se o períneo nunca foi trabalhado na pré-gravidez, provavelmente ele tem algum grau de fraqueza muscular. Dependendo do grau da fraqueza no períneo, a gestante pode começar a ter incontinência urinária logo no início da gestação ou somente no último trimestre. Independente de quando começa a perda urinária, não é normal. Um períneo saudável aguenta a gestação completa sem nenhum tipo de perda de urina. É preciso fortalecer o assoalho pélvico através de exercícios específicos sob orientação de um Fisioterapeuta na área da saúde da mulher. O programa do GESTAÇÃO SAÚDE se preocupa com a saúde do períneo e por isso temos um guia de exercícios específicos, adaptados para cada mulher.

  

Por que o períneo é importante no trabalho de parto e no expulsivo?

            O trabalho de fortalecimento e resistência muscular durante a gestação é importante também para o trabalho de parto. Um músculo saudável sempre trabalha melhor. Entretanto, para o trabalho de parto e expulsivo é necessário trabalhar o alongamento e relaxamento do assoalho pélvico. Exercícios como massagem perineal (com o próprio dedo) e com o aparelho epi-no, ajuda a ganhar elasticidade para a passagem do bebê. Exercícios de contração de valsalva (contração do assoalho pélvico para abrir a vagina) e a conscientização de abertura e fechamento do períneo são essenciais para ajudar a mulher a potencializar o parto.

 

Por que o períneo é importante no pós-parto?

Um períneo bem preparado para a gestação e o parto se recuperará muito mais rápido. Frente a diversos estudos em ortopedia, é recomendado fisioterapia no pré-operatório de qualquer cirurgia, porque foi concluído que um músculo forte e alongado tem maiores chances de uma recuperação pós-cirúrgica.

Com o períneo não é diferente. Após os nove meses de gestação e expulsivo do bebê, o períneo   de beneficia no pós-parto se estiver forte e com um bom alongamento. A recuperação é muito mais eficiente.

 

CONCLUSÃO

 

Portanto, o períneo pode ser considerado a CHAVE DA SAÚDE DA MULHER, uma vez que ele é responsável por diversas funções: sustentar os órgãos internos da mulher durante toda a sua vida; estabilizar toda estrutura da coluna vertebral e quadril; responsável pela pressão sexual durante o ato sexual (satisfação sexual e prazer); sustentar todo o peso do feto durante os nove meses da gestação (sem causar impotência sexual, fraqueza muscular e incontinência urinária e fecal); por ajudar no trabalho de parto e no expulsivo do bebê (dar abertura e empurrar o bebê para fora da vagina); e por fim, por recuperar a saúde da mulher no pós-parto, fazendo com que ela volte a ter relações sexuais, sentir prazer durante o ato sexual e estabilizar o corpo em toda sua estrutura segmentar.

 

Veja os exercícios para Períneo clicando em: PERÍNEO.

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331
São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430
SFbBox by cox plate

Envie um e-mail